Oradores

André Tavares

Faculdade de Arquitetura, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Andre-Tavares

André Tavares (Porto, 1976) é arquitecto e doutorado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Desde 2006 e coordenador da Dafne Editora, uma editora independente no Porto. Com Diogo Seixas Lopes foi director do Jornal Arquitectos entre 2013 e 2015 e curador-geral da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2016, The Form of Form. Entre as suas obras publicadas destaca-se o livro The Anatomy of the Architecutral Book (Lars Müller/Canadian Centre for Architecture, 2016), que explora as relações cruzadas entre as culturas do livro e da construção. Foi investigador associado no Institute for the History and Theory of Architecture da ETH de Zurique, onde escreveu o seu último livro Vitruvius Without Text (gta Verlag, 2022). Actualmente, é investigador na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, professor convidado na EAVT Marne-la-Vallée Université Paris-Est, em Paris, e programador das exposições de arquitectura na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Filipa Ribeiro da Silva

Instituto Internacional de História Social (IISH/IISG) da Academia Real das Ciências da Holanda (KNAW), Haia, Países Baixos

Filipa_Ribeiro-da-Silva

Filipa Ribeiro da Silva é Investigadora Principal no Instituto Internacional de História Social (IISH/IISG) da Academia Real das Ciências da Holanda (KNAW). A sua pesquisa incide principalmente na História Económica e Social dos períodos moderno e contemporâneo, em particular na história da população, migração e comércio na África sub-Sahriana durante os períodos precolonial e colonial. O seu mais recente livro, em co-autoria com Toby Green and Philip J. Havik, chama-se African Voices from the Inquisition (vol 1): The Trial of Crispina Peres of Cacheu, Guinea-Bissau (1646-1668) (British Academy OUP, 2021).

Johanna Markkula

Departamento de Sociologia e Antropologia Social, Central European University (CEU), Viena, Áustria

Johanna Markkula

Johanna Markkula é Professora Auxiliar no Departamento de Sociologia e Antropologia Social da Central European University (CEU) em Viena, Áustria. Johanna realiza pesquisas antropológicas sobre o trabalho móvel global no contexto da indústria marítima e do mar como espaço social, político e jurídico que está na base do capitalismo global. O seu trabalho explora criticamente a transformação do trabalho, tecnologia e infraestrutura no transporte marítimo, nomeadamente através de uma investigação etnográfica aprofundada, incluindo o trabalho a bordo de diversos navios de carga e em diversas organizações de governação marítima, nomeadamente na Europa e nas Filipinas. Sua pesquisa contribui para debates sobre a economia política da circulação oceânica de capital e trabalho, relações pós-coloniais, (des)comunicação intercultural e estudos de mobilidade. Atualmente, Johanna está a escrever uma monografia, com o título Moving Worlds: Maritime Work and Life on the Social Ocean.

Kevin St. Martin

Departamento de Geografia, Rutgers University, New Jersey, USA

St-Martin_Kevin

Kevin St. Martin é professor de Geografia na Rutgers University. Ele é um geógrafo (geografia humana) cujo trabalho se enquadra na interseção da geografia económica, ecologia política e cartografia crítica. Seu trabalho inclui análises críticas do discurso económico e de gestão de recursos, bem como de projetos participativos que trabalham para repensar e promover o bem-estar económico e ambiental. Os projetos do Doutor St. Martin têm em comum a regulação e transformação do meio marinho. Utilizando, em particular, o caso paradigmático da pesca no nordeste dos EUA para entender melhor o poder do discurso, dados e dispositivos para moldar os resultados económicos e ambientais. Seu trabalho é publicado nos principais jornais de geografia e política marinha e ele editou, recentemente, um volume intitulado Making Other Worlds Possible: Performing Diverse Economies. Dr. St. Martin é editor da série de livros Diverse Economies and Liveable Worlds, é editor associado da revista Maritime Studies e atua no conselho consultivo do Floating Laboratory of Action and Theory at Sea (FLOATS).