RiMS 2021 – Research in Medieval Studies: Urban Parish Communities in Medieval Europe, 1049-1545

Tipo: Congresso

Local: Coimbra

Data: 2 Dezembro 2021 3 Dezembro 2021

O encontro RiMS 2021 convida à submissão de trabalhos de investigação inéditos e originais sobre as comunidades que se organizavam na paróquia urbana medieval, numa cronologia estabelecida entre o arranque da dita “Reforma Gregoriana” e o início do Concílio de Trento.

 

Como ponto de partida para os estudos a desenvolver, sugerimos quatro eixos de investigação, que não devem ser vistos como secções distintas, mas como planos de análise a cruzar e articular, sempre que possível, com vista a contribuir para compreensão daquela realidade institucional, jurisdicional e fiscal comum a toda a Cristandade – que era a paróquia – através do conhecimento dos homens e das mulheres que a integravam:

 

1)      Comunidades eclesiásticas seculares e regulares, no centro e na órbitra da paróquia.

2)      Famílias e linhagens urbanas: estratégias de afirmação social e de preservação da memória.

3)      Grupos socioprofissionais urbanos: associação, representação e solidariedades.

4)      Os estrangeiros, as minorias religiosas e as profissões moralmente reprováveis: dinâmicas de integração e de exclusão.

 

Os investigadores interessados deverão submeter as suas propostas (até 500 palavras) e um currículo (até duas páginas) para rimsmeeting@gmail.com até ao dia 30 de abril de 2021. Os resultados serão anunciados até ao dia 31 de maio de 2021.

 

O encontro realizar-se-á em Coimbra, nos dias 2 e 3 de dezembro de 2021. O inglês será o idioma oficial de apresentação e de discussão.

 

Os manuscritos dos participantes serão submetidos a um processo de arbitragem científica anónima, com dois avaliadores externos, para posterior publicação dos trabalhos na Imprensa da Universidade de Coimbra, em volume indexado.

 

Uma iniciativa do CHSC da Universidade de Coimbra, do CITCEM da Universidade do Porto e do IEM da NOVA-FCSH

Coordenação de Maria Amélia Álvaro de Campos (CHSC), Tiago Viúla de Faria (IEM) e Flávio Miranda (CITCEM)

Ficheiros

Call for papers EN