JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2019 - Artes e Lazer na cidade do Porto

Tipo: Outros

Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Data: 27 Setembro 2019

ARTES E LAZER NA CIDADE DO PORTO

 

O Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» - participam nas JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2019 – Artes, Património e Lazer, com uma jornada de trabalho que terá lugar no dia 27 de setembro com o tema Artes e Lazer na cidade do Porto. Tomando como caso de estudo a Cidade do Porto – Património Mundial, a jornada científica foi planeada para os alunos da UP, para a comunidade académica e para o público em geral e propõe-se refletir sobre a articulação entre hábitos culturais de ócio e lazer, arquiteturas e a construção da cidade.

O programa (que segue em anexo) é composto por dois momentos. Um primeiro, durante a manhã, que decorrerá no Anfiteatro Nobre da FLUP, conta com a participação de docentes e de alumni do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP e de investigadores do CITCEM. A manhã termina com a apresentação publica da Exposição virtual Art Portraying Extremism.

Durante a tarde terá lugar uma visita orientada por alguns dos espaços dedicados à exibição de cinema na cidade do Porto. Cruzando a história da arquitetura, a história urbana e a história do cinema, o percurso possibilitará aos participantes um outro olhar sobre algumas das arquiteturas mais marcantes da cidade, bem como sobre os espaços desaparecidos, com recurso a múltiplos registos, salientando a sua articulação com as transformações da cidade do Porto no século XXI.

A exposição virtual da Google Arts & Cultural, Art Portraying Extremism, promovida e realizada pelo Programa American Corners Portugal em colaboração com o CITCEM, demonstra como a Arte e a História têm registado o horror. Visualmente subtis ou intensas, as obras de arte da exposição representam o lado da humanidade que preferiamos não testemunhar mas não que não deixa de existir. A exposição virtual tem como objetivo chamar a atenção para os níveis de crueldade presentes na natureza humana.

 

 

27 SET | ANFITEATRO NOBRE

 

Comissão Executiva:
Hugo Barreira
Manuel Joaquim Moreira da Rocha

Organização:
Departamento de Ciências e Técnicas do Património | CITCEM/ FLUP

Informações:
Inscrição obrigatória até ao dia 23. Os participantes devem informar no ato de inscrição se desejam participar na visita orientada a qual tem um número de participantes limitado.

Contacto para inscrição: citcem_news@letras.up.pt

Ficheiros

Cartaz

Programa