Pedro Miguel Barbosa Alves

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Pedro Miguel Barbosa Alves

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Docente universitário

Instituição: Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa

Email: pedrombalves@gmail.com

Grupos de investigação

MPCI - Memória, Património, e Construção de Identidades

Grau académico

Instituição: Facultad de Ciencias de la Información da Universidad Complutense de Madrid

Ano: 2015

Grau: Doutoramento

Classificação: Summa cum laude

Instituição: Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa

Ano: 2007

Grau: Licenciatura com mestrado integrado (especialização em Cinema e TV)

Classificação: 16 valores

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Direção-Geral da Educação

Período: Janeiro 2015 - Present

Posição: Formador do Plano Nacional de Cinema

Instituição: Departamento de Som e Imagem da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa

Período: Janeiro 2015 - Present

Posição: Docente convidado

Instituição: FCT

Período: Maio 2009 - Abril 2013

Posição: Bolseiro de doutoramento

Instituição: Associação de Xadrez do Porto e Câmara Municipal do Porto

Período: Setembro 2004 - Julho 2005

Posição: Professor de xadrez (projeto “Xeque-Mate”)

Instituição: Serviço Educativo da Casa da Música

Período: Agosto 2001 - Julho 2005

Posição: Monitor

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

ALVES, Pedro Miguel Barbosa - A ficção realizada: transferências e implicações entre ficção e realidade  na pragmática. Doutoramento Técnicas y procesos en la creación de imágenes. Universidade Complutense de Madrid. 2015.

Atividade científica

Cinema e Comunicação Audiovisual. Construção e análise da narrativa audiovisual. Cinema e educação. Comunicação multimédia e TIC. Cidades Criativas.

Projetos do CITCEM

Cinema: da construção da narrativa à didática da recepção [Mais info]

Outros projetos

Investigador no projeto “Cinema, Didática e Cultura”, com membros do CITCEM (Porto) e da Associação Científica ICONO14 (Madrid). Países participantes: Portugal e Espanha (desde 2012). Investigador no projeto “Realización y difusión de un Massive Open Online Course de narrativa audiovisual avanzada: el alumnado como creador de recursos educativos abiertos”. PI: Maria Luísa García Guardia (UCM). Projeto financiado pela UCM (2015). Investigador no projeto de avaliação do Programa de Educação Estética e Artística da Direção-Geral da Educação. Projeto entre I2ADS (FBAUP) e CITCEM (FLUP) (2014-2015). Colaborador do CITCEM (Porto) no projeto “Passados Dolorosos no Ensino da História”, sediado em Caen (França). Países participantes: Finlândia, Hungria, Polónia, Rússia, Portugal e França (2011-2013).

Publicações do CITCEM

— «CEM/Cultura, Espaço & Memória». Porto: CITCEM/Edições Afrontamento, nº 6, 2015. Dossier temático «O(s) Outro(s)». Dir. Maria Cristina Almeida e Cunha; Editores do dossier temático Cláudia Sofia Pinto Ribeiro, Luís Alberto Marques Alves. http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id04id1349id2702&sum=sim

ALVES, Luís Alberto; García-García, Francisco; ALVES, Pedro (coord.) — «Aprender del cine: narrativa y didáctica». Madrid: ICONO14/CITCEM, 2014

Outras publicações

Alves, P. (2017). “If you fail to prepare, prepare to fail: a produção fílmica”. In García García, F.; Alves, P. (2017). Oficios del cine: manual para prácticas cinematográficas. Madrid: ICONO14/CITCEM, pp. 105-139. ISBN: 978-989-8351-61-6 (Portugal); 978-849-4028-92-2 (Espanha).

Alves, P. (2017). “O cinema de ficção e a inevitabilidade do ser”. In Plano Aproximado, nº 1, Inverno de 2017. Fafe: Cineclube de Fafe & Labirinto, pp. 52-62. ISSN: 2183-9441.

Alves, P. (2016). “Conocer la realidad con el cine: entre el arte y la ciencia”. In García García, F.; Taborda Hernández, E. (coord). Actas del I Congreso Internacional de Cine e Imagen Científicos. Madrid: ICONO 14, pp. 17-31. ISBN: 978-84-938070-9-2.

Alves, L.A.; Alves, P. (2016). “Aprender com o cinema: da narrativa à didática”. In Moreira, J.A.; Ferreira, V. (org.) Cinema e Educação: convergências para a formação cultural, social e artística. Santo Tirso: White Books, pp. 13-31. ISBN: 978-989-8765-38-3.

Alves, P. (2016). “A cidade como campo de significados: Manoel de Oliveira e o Porto em Douro Faina Fluvial (1931) e Porto da Minha Infância (2001)”. In García García, F.; García Guardia, M.L.; Taborda-Hernández, E. (coord.). Actas – IV Congreso Internacional de Ciudades Creativas. Madrid: ICONO14, pp. 62-72. ISBN: 978-84-940289-9-1.

Alves, P. (2016). “Da proposta fílmica ao impacto vital: análise narrativa e pragmática de The Shawshank Redemption (1994)”. In CASTRO, Maria Guilhermina; CAIRES, Carlos Sena; RIBAS, Daniel; PALINHOS, Jorge (ed.). Cartografia das Fronteiras da Narrativa Audiovisual. Porto: Universidade Católica Editora, pp. 92-103. ISBN: 978-989-8835-04-8.

Alves, P. (2015). “La ficción ‘realizada’: implicaciones y transferencias entre ficción y realidad en la pragmática del cine narrativo”. Madrid: Universidad Complutense de Madrid (tese de doutoramento). Disponível em: http://eprints.ucm.es/34408/.

Alves, P. (2015). “O Outro no cinema ficcional e narrativo: significado e vitalidade na representação do real”. In Revista CEM, nº 6, 2015. Porto: CITCEM, pp. 295-307. ISSN: 2182-1097-06.

Alves, P.; García García, F. (2015). “O cinema de ficção como instrumento para a aprendizagem”. In COSTA VALENTE, António; CAPUCHO, Rita (coord.). Avanca | Cinema 2015. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, pp. 955-964. ISBN: 978-989-96858-6-4.

Alves, P.; García García, F. (2015). “Informal learning through fictional and narrative films: a study on film reception in the Iberian Peninsula”. In DAKAM (org.). CINECRI’15. Istambul: DAKAM Publishing, pp. 447-466. ISBN: 978-605-9207-02-7.

Alves, P. (2014). “Pragmática del espectador en las narrativas fílmicas”. In ALVES, Luís Alberto; GARCÍA GARCÍA, Francisco; ALVES, Pedro (coord.). Aprender del cine: narrativa y didáctica. Madrid: ICONO14, pp. 69-110. ISBN: 978-84-158-16-07-2.

Alves, P. (2013). “A cidade como espaço opressor: análise dos filmes Ladri di biciclette e The Shawshank Redemption”. In Actas ICONO14 – III Congresso Internacional de Cidades Criativas, vol. 1, p. 355-374. ISBN: 978-84-15816-05-8.

Alves, P. (2012). “Por la democratización del cine: una perspectiva histórica sobre el cine digital”. In Revista Científica de Comunicación y Nuevas Tecnologías ICONO14, Vol. 10, Nº 1, p. 120-134. ISSN: 1697-8293. Peer reviewed.

Alves, P. (2011). “Cinema e realidade: entender a função vital da sétima arte”. In SÁNCHEZ, Javier Sierra & ORMAECHEA, Sheila Liberal (coord.). Reflexiones científicas sobre cine, publicidade y género desde la óptica audiovisual. Madrid: Editorial Fragua, p. 107-126. ISBN: 978-84-7074-471-6.

Alves, P. (2011). “Influencias bidireccionales entre realidad y ficción en las narrativas fílmicas”. In GARCÍA GARCÍA, Francisco & RAJAS, Mario (coord.). Narrativas audiovisuales – Vol. 1: El relato. Madrid: ICONO14, p. 139-156. ISBN: 978-84-939077-3-0.

Prémios e distinções

Bolsa de doutoramento atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2009-2013). Menção honrosa para o filme “Por um fio” (Produtor), no 4º Festival Black&White (Porto).

Outros

Peer-review: Referee da Revista CITAR Journal desde 2016. Referee da Revista Comunicar (Revista Científica de Comunicación y Educación) desde 2015. Projetos educativos: Colaborador e formador no projeto pedagógico de História e Geografia de Portugal – 5º ano (autores: Fátima Costa e António Marques) da Porto Editora (2015-2016). Atividades artísticas (cinema e audiovisual): Consultor de Produção da curta-metragem “Ubi Sunt” de Salomé Lamas (projeto Cultura em Expansão da Câmara Municipal do Porto) (2016). Coordenador de produção da curta-metragem “O Velho do Restelo”, realizada por Manoel de Oliveira e produzida por O Som e a Fúria (Portugal) e Epicentre Films (France) (2014). Assistente de Realização e Co-Diretor de Fotografia no documentário “Nome de Guerra: a viagem de Junqueiro”, realizado por Henrique Pereira e produzido pela Escola das Artes da UCP (2011). Editor da curta-metragem documental “Sigfrido de Guzmán – Revelando al artista”, realizada por Patricio Abad e exibida na Real Sociedad Fotográfica (Madrid), dentro do âmbito do Photo España 2010. Atividades artísticas (música): Composição e gravação do álbum “Montedor” com a banda FERE (2017). Composição e participação na performance da banda sonora da peça de teatro “Nunca Mates o Mandarim” (TEP/TNSJ) com a banda FERE (2016).