Nuno Miguel de Resende Jorge Mendes

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Nuno Miguel de Resende Jorge Mendes

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Professor auxiliar

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Email: nmendes@letras.up.pt

Website: https://flup.academia.edu/NunoResende

Grupos de investigação

SPFSR - Sociabilidades, Práticas e Formas de Sentimento Religioso

Grau académico

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2012

Grau: Doutoramento

Classificação: Aprovado com distinção por unanimidade

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2005

Grau: Mestrado em Estudos Locais e Regionais (pré-Bolonha)

Classificação: Muito Bom por unanimidade

Instituição: Universidade do Minho

Ano: 2001

Grau: Licenciatura em História (pré-Bolonha)

Classificação: 14 valores

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Diocese de Lamego

Período: Outubro 2005 - Julho 2007

Posição: Coordenador científico do inventário

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

Fervor & Devoção: Património, culto e espiritualidade nas ermidas de Montemuro (séculos XVI a XVIII). Tese de doutoramento em História da Arte Portuguesa apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, orientada pela Prof.ª Doutora Lúcia Maria Cardoso Rosas. 2012.

Vínculos quebrantáveis: o morgadio de Boassas e as suas relações (sécs. XVI-XVIII). Dissertação de Mestrado em Estudos Locais e Regionais apresentado à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, orientada pela Prof. Doutora Inês Amorim, 2005. 

Atividade científica

Humanidades > História > História da arte > História moderna > História da Fotografia > Cultura Visual.

Publicações do CITCEM

Outras publicações

Resende, Nuno, coord. - O Compasso da terra. Lamego: Diocese, 2006.

Resende, Nuno - Vínculos quebrantáveis: o morgadio de Boassas e suas relações (sécs. XVI-XVIII). Coimbra: Palimage, 2012. 978-989-703-052-9.

Resende, Nuno - Guia de Boas Práticas de Interpretação do Património Religioso. Lisboa: SNBCI/Turismo de Portugal, 2014. - In Transmitir a História: processo de reconhecimento e valorização do património religioso. 978-989-97257-3-7.

Resende, Nuno, coord. ed.; Sebastian, Luís, coord. ed. - Cister no Douro. [s.l.]: DCRN/Museu de Lamego/Vale do Varosa, 2015. 978-989-98657-9-2.

Experiência de orientação

2017, Julho, 14: Participou como vogal do júri nas provas de dissertação do lic. Daniel Filipe Monteiro Madureira que defendeu a sua dissertação, no âmbito do Estágio no Museu dos Transportes e Comunicações, intitulada «No design, no desire. Elementos para o estudo do design automóvel», de que foi orientador. 2016, Novembro, 7: Participou, como vogal no júri de provas de mestrado da lic. Ana Sofia Oliveira da Silva Ramos que defendeu a dissertação «Da Anunciação à Virgem da Expectação: imaginária e iconografia entre o Românico e o Barroco em Portugal», de que foi orientador. 2015, Novembro, 9: Participou, como vogal, no júri de provas de mestrado do candidato Carlos de Sousa Teixeira de Brito, que defendeu a dissertação «As remessas de ouro do Brasil durante o século XVIII. A sua utilização na talha dourada portuense», de que foi orientador. 2015, Outubro, 23: Participou, como vogal, no júri de provas de mestrado da candidata Tatiana Pinho Reis, que defendeu a dissertação de mestrado «Contributos para uma Política de Aquisição da Coleção Nacional de Fotografia (Relatório de Estágio)» de que foi orientador. 2014/2017: Mestre Hugo Daniel da Silva Barreira: «A imagem em movimento: Documentos e Expressões (1895-1960)» (coorientador) – concluída com a classificação final de Aprovado por Unanimidade. 2015/2017: Mestre Diana Rafaela Martins Pereira: «Imagens de Vestir em Portugal a partir do "Santuário Mariano" (1707-1723) de Frei Agostinho de Santa Maria.» - em curso. São coorientadores Co-orientadora María Jesús Mejías Álvarez (Universidade de Sevilla) e  Juan Antonio Sanchez Lopez (Universidade de Málaga).

Prémios e distinções

2017: O Museu de Arte Sacra de Trevões – MAST cujo projecto museográfico foi da autoria de Nuno Resende recebeu da APOM a Menção Honrosa na categoria de «Colecção Visitável». 2002: Recebeu um voto de louvor, atribuído pelo executivo camarário do município de Cinfães, pela colaboração oferecida na execução da Monografia de Cinfães.

Outros

2016 (desde): Coordena o volume «Património edificado» referente à obra sobre Patrimónios de Vila Nova de Gaia, coordenada pela ASCR – Confraria Queirosiana. 2015 (desde): Coordena o Projeto de Valorização do Património do vale do Tua que traduz a parceria entre a DCRN e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto para a elaboração de peritagens e estudos científicos sobre património edificado religioso da região de Trás-os-Montes. 2014: Integrou o júri para atribuição da primeira edição do Prémio Manuel Coutinho, destinado a galardoar trabalhos de investigação científica sobre a região do Douro. Entre 2005 e 2007 foi coordenador científico da Segunda fase do Inventário do Património Cultural religioso da Diocese de Lamego, tendo supervisionado e executado a catalogação de objetos afetos ao culto nas categorias de ourivesaria, imaginária e pintura, nos Arciprestados de Lamego e Tarouca. Este projeto foi desenvolvido no âmbito do ON – Operação Norte (Programa Operacional do Quadro Comunitário de Apoio III) / CCDR-N.