Maria Adília Bento Fernandes da Fonseca

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Maria Adília Bento Fernandes da Fonseca

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Pós-Doutoramento

Categoria profissional: Aposentado

Instituição: CITCEM - FLUP

Email: lilabento@sapo.pt

Grupos de investigação

MPCI - Memória, Património, e Construção de Identidades

Grau académico

Instituição: Universidade do Porto

Ano: 2017

Grau: Pós-Doutoramento

Instituição: Universidade do Minho

Ano: 2013

Grau: Doutoramento em História

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

Pós-doutoramento: A correspondência feminina no espólio de Bernardino Machado, UP, Norberto Cunha e Jorge  Fernandes Alves 2017;

Doutoramento: O Recolhimento de Santo António do Sacramento – Clausura e destinos femininos, Torre de Moncorvo (1661-1814), UM, José Viriato Capela e Marta Lobo de Araújo, 2013;

Mestrado: O lugar feminino no Liceu de Sá de Miranda, Braga (1930-1947), UM, Norberto Cunha, 2001.

Atividade científica

História da Assistência; História das Mulheres; História da Região Transmontana.

Projetos do CITCEM

Nascer em Portugal dentro e fora do casamento (Séculos XVI a XX) [Mais info]

Publicações do CITCEM

PEREIRA, Gaspar Martins; ALVES, Jorge; ALVES, Luís Alberto M.; MEIRELES, Maria Conceição (coord.) — «A Grande Guerra (1914-1918): Problemáticas e Representações». Porto: CITCEM, 2014

Outras publicações

Livros:

De Asylo a Fundação: 100 anos de um agir solidário em Torre de Moncorvo, Coimbra, Palimage Editores, 2008.

O Lugar Feminino no Liceu de Sá de Miranda, Braga (1930-1947), Coimbra, Palimage Editores, 2009 (Prémio Literário A. Lopes de Oliveira 2010).

Recolhimento de Santo António do Sacramento – clausura e destinos femininos. Torre de Moncorvo, 1661-1814, Coimbra, Palimage, 2015.

História da Primeira República em Torre de Moncorvo (1910-1926), Coimbra, Palimage Editores, 2010.

As Memórias do Visconde de Vila Maior – Júlio Máximo de Oliveira Pimentel, Coimbra, Palimage Editores, 2014.

General Claudino Pimentel, Glórias e Agruras, Coimbra, Palimage, 2016.

A Misericórdia de Torre de MoncorvoPercursos pela História, Vila Nova de Famalicão, Editora Húmus, 2016

Artigos:

“A mulher operária na imprensa portuguesa”, in Congresso Internacional de História  Territórios, Culturas e Poderes , NEH, Universidade do Minho, Braga, 2006.

“Honra e clausura: a assistência às mulheres no Recolhimento de Santo António do Sacramento de Torre de Moncorvo – finais do Antigo Regime”, in Crisis y Problemas en el Mundo Atlântico – XV Congresso, AHILA, Leiden, Universidad de Leiden, 2008.

“O século XIX e a medicalização do discurso sobre a mulher”, in Do Absolutismo ao Liberalismo, IVCongresso Histórico de Guimarães, Guimarães, Universidade do Minho/Câmara Municipal de Guimarães, 2009.

“O Convento de S. Francisco de Torre de Moncorvo – o complexo processo do seu ocaso”, in El viaje de San Francisco por la Península Ibérica, III Congresso Internacional, Associación Hispânica de Estúdios Franciscanos, Ciudad Rodrigo (Salamanca), 2009.

“A Grande Guerra na imprensa regional – o caso do distrito de Bragança”, in  Alves, Jorge, Alves, Luís Alberto M., Pereira, Gaspar Martins, Meireles, Maria da Conceição (coord), A Grande Guerra (1914-1918): Problemáticas e Representações, Porto, CITCEM, 2014.

“Os milagres do bispo de Miranda-Bragança (1793-1819), António Luís da Veiga Cabral e Câmara – expressão de sociabilidade religiosa”, in Araújo, Maria Marta Lobo de, Esteves, Alexandra, Silva, Ricardo e Coelho, José Abílio (coords), Sociabilidades na vida e na morte (séculos XVI-XX), Braga, CITCEM, 2014.

“O ordenamento moral e religioso à luz das pastorais dos bispos – dioceses de Miranda do Douro e Bragança”, in Revista da Santa Casa da Misericórdia de Braga, n.º 11, Braga, Santa Casa da Misericórdia, 2015

“O retábulo flamengo de Santa Ana – Torre de Moncorvo, século XVI”, I Simpósio de História da Arte – O Retábulo no espaço Iberoamericano: forma, função e iconografia, Lisboa, FLCS – UN, 2015.

“O Recolhimento de Mofreita – da fundação (1793) aos novos estatutos (1844)”, in Do silêncio à ribalta: os resgatados das margens da História (séculos XVI-XX), in Araújo, Maria Marta Lobo de, Álvarez Peréz, Maria José (coords.), Braga, Lab2Pt, 2015.

Gestos de bem-fazer em Trás-os-Montes: o Asilo Francisco António Meireles em Torre de Moncorvo (início do século XX)”, in José Viriato Capela, Maria Marta Lobo de Araújo, Alexandra Esteves, Sandra Castro (coord.), Atas do Seminário Internacional: Da Caridade à Solidariedade: politicas públicas e práticas particulares no mundo ibérico, Casa Museu de Monção/Universidade do Minho, 2016.

Prémios e distinções

O Lugar Feminino no Liceu de Sá de Miranda, Braga (1930-1947), Coimbra, Palimage Editores, 2009 - Prémio Literário A. Lopes de Oliveira, 2010.

Outros

Direção da Revista CEPIHS (6 números) de estudos locais, regionais e de âmbito cultural geral, com apresentação em diversas bibliotecas transmontanas; organizadora dos Encontros de História e Cultura Judaicas, em Torre de Moncorvo, em parceria com a Câmara Municipal e coord. da publicação com os textos das comunicações apresentadas; Inventariação e digitalização do espólio documental da Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo; promotora da recuperação do património artístico desta instituição; Inventariação e digitalização de cerca de 5 dezenas de livros dispersos por espaços da igreja matriz de Torre de Moncorvo (século XVII a XIX) e depositada no AHMTM; promotora de seminários em parceria com câmaras transmontanas e Arquivo Distrital de Bragança; elemento da organização das comemorações da Grande Guerra em várias localidades transmontanas e na cidade da Guarda, e cedência de painéis com fotografias de espólio particular da Casa Benoliel; coord. da pesquisa integrada no Repositório Genealógico Nacional sobre o concelho de Torre de Moncorvo; Estudo da comunidade judaica desta região em parceria com o Lej (ULisboa).