Luís Fernando de Sá Fardilha

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Luís Fernando de Sá Fardilha

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Professor auxiliar

Instituição: FLUP-Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Email: fardilha@letras.up.pt

Grupos de investigação

SPFSR - Sociabilidades, Práticas e Formas de Sentimento Religioso

Grau académico

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2004

Grau: Doutoramento

Classificação: Aprovado com Distinção e Louvor

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Período: Abril 2004 - Present

Posição: Professor Auxiliar

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Período: Outubro 1998 - Abril 2004

Posição: Assistente Convidado

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Período: Dezembro 1989 - Outubro 1998

Posição: Assistente

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Período: Fevereiro 1987 - Dezembro 1989

Posição: Assistente Estagiário

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

Tese de doutoramento: “A Nobreza das Letras: os Sás de Meneses e o Renascimento Português”. FLUP. José Adriano Moreira de Freitas Carvalho. 30-04-2004.

Atividade científica

A renovação poética em Portugal no século XVI: o papel de Sá de Miranda e o de outros agentes na introdução dos novos códigos literários de matriz italiana no país; A poesia religiosa portuguesa na passagem do século XVI para o século XVII: Frei Agostinho da Cruz, D. Manuel de Portugal e Diogo Bernardes; D. Francisco Manuel de Melo e as suas «Obras Métricas»; Luís de Camões e os estudos camonianos; Crítica textual e edição de textos.

Projetos do CITCEM

Outros projetos

«Espiritualidade e Corte nos séculos XVI-XVIII» financiado pela FCT (PTDC/HAH/72899/2006). Investigador. Concluído em 2008. «Bíblia e Poesia nos séculos XVI-XVII», integrado nas actividades do Centro Interuniversitário de Hiatória da Espiritualidade, Unidade de I&D financiada pela FCT. Investigador. Concluído em 2006. «A Epístola nos Séculos XVI e XVII». Acção Integrada Luso Espanhola (2002-2004), patrocinada pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e pela Universidade Complutense (Espanha), sendo o responsável português o prof. Doutor José Adriano de Freitas Carvalho e o responsável espanhol o Professor Víctor Infantes.

Publicações do CITCEM

— «'Via Spiritus'. Direção Espiritual (sécs. XVI-XVIII)». Porto: CITCEM, nº 22, 2015. Dir. José Adriano Freitas de Carvalho, Maria Idalina Resina Rodrigues; coord. Zulmira C. Santos. http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id04id1146id2709&sum=sim

— «’Via Spiritus’. Guerra e Paz: da espiritualidade à ‘política’ nos séculos XVI-XVIII». Porto: CITCEM, nº 20, 2013. Dir. José Adriano Freitas de Carvalho, Maria Idalina Resina Rodrigues; Coord. Zulmira C. Santos. http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id04id1146id2665&sum=sim

Outras publicações

Livros (autor):

A Nobreza das Letras: os Sás de Meneses e o Renascimento Português. Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Lisboa, 2008, 463 pp.

Da memória dos livros às bibliotecas da memória. II. Inventário da Livraria de Santo António de Ponte de Lima. Anexo III da Via Spiritus. Revista de História da Espiritualidade e do Sentimento Religioso, Porto, Centro Interuniversitário de História da Espiritualidade e Instituto de Cultura Portuguesa da Faculdade de Letras do Porto, 2002 (em colaboração);

Da memória dos livros às bibliotecas da memória. I. Inventário da Livraria de Santo António de Caminha. Anexo II da Via Spiritus. Revista de História da Espiritualidade e do Sentimento Religioso, Porto, Centro Interuniversitário de História da Espiritualidade e Instituto de Cultura Portuguesa da Faculdade de Letras do Porto, 1998 (em colaboração);

D. Maria de Portugal (1538-1577), Princesa de Parma. Monumenta Sparsa. Anexo III da Via Spiritus. Revista de História da Espiritualidade e do Sentimento Religioso, Porto, Centro Interuniversitário de História da Espiritualidade e Instituto de Cultura Portuguesa da Faculdade de Letras do Porto, 1998 (em colaboração);

Poesia de D. Manoel de Portugal. I - Prophana. Edição das suas fontes, Faculdade de Letras do Porto/Instituto de Cultura Portuguesa, Anexo IV da Revista da Faculdade de Letras; Série Línguas e Literaturas, Porto, 1991, XLV+145 pp;

Bibliografia Cronológica de Literatura de Espiritualidade em Portugal, 1501-1700. Instituto de Cultura Portuguesa / FLUP, 1987 (em colaboração).

Livros (editor):

Roteiro da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia:1497-1499 / Journal of the first voyage of Vasco da Gama to India:1497-1499. Edição, estudo introdutório, índices e glossário de FARDILHA, Luís Fernando de Sá & FERNANDES, Maria de Lurdes Correia. Porto, Câmara Municipal do Porto/U. Porto Edições/Fundação Eng. António de Almeida, 2016, 272 pp.

MELO, Francisco Manuel de, Obras Métricas. Edição coordenada por Maria Lucília Gonçalves Pires e José Adriano de Freitas Carvalho, Volumes I e II, Braga, APPACDM, 2006, LXVII+1028 pp. (em colaboração).

Capítulos de livros:

«A ideia de nobreza em Sá de Miranda», in II seminário internacional Religião, Letras e Armas: da Europa Renascentista para Basto.  Cabeceiras de Basto, Município de Cabeceiras de Basto, 2017, pp. 123-132.

«Leituras de corte e leitura para a corte: Sá de Miranda e a busca dum novo paradigma literário», in Estética e Ética em Sá de Miranda (organização de José Cândido de Oliveira Martins e Sérgio Guimarães de Sousa). Guimarães, Opera Omnia, 2011, pp. 59-79.

Dicionário de Luís de Camões (direcção de Vítor Aguiar e Silva), Lisboa, Editorial Caminho, 2011 (verbetes «Cancioneiro da Biblioteca do Escorial», pp. 187-189; «Cancioneiro de Corte e Magnates», pp.189-191; «Cancioneiro de D. Cecília de Portugal», pp. 193-196; «Cancioneiro de Évora», pp. 196-198; «Cancioneiro do Ms. 2209 do Arquivo Nacional da Torre do Tombo», pp. 211-214; «Cancioneiro da Real Academia de la Historia de Madrid», pp. 216-218; «CASTRO DO RIO, Martim de», pp. 257-260; «LUÍS, Infante D.», pp. 486-489; «LENCASTRE, D. João de (Duque de Aveiro», pp.459-461; «PORTUGAL, D. Manuel de», pp. 712-716.

«O poema “Thetis Sacra”: uma incursão de D. Francisco Manuel de Melo no género épico», in ANACLETO, Marta Teixeira, et alii (coordenação), D. Francisco Manuel de Melo e o Barroco Peninsular. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra e Ediciones Universidad de Salamanca, 2010, pp. 297-305.

«Para uma edição crítica das obras de Diogo Bernardes» in Maria João Reynaud, Francisco Topa, Crítica Textual & Crítica Genética em Diálogo - Colóquio Internacional - vol. I, 2010, pp.391-401.

Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica:

«A "Santa Paz" e as "Justas Armas": o tema da guerra em António Ferreira», in Via Spiritus. Revista de História da Espiritualidade e do Sentimento Religioso, 20, 2013, pp. 73-90.

«Uma “Arcádia Sacra”: as «Obras» de D. Manuel de Portugal», in Via Spiritus. Revista de História do Sentimento Religioso, Porto, nº 13 (2006), pp. 45-57.

Experiência de orientação

Orientou a Dissertação de Doutoramento em Literatura Portuguesa da Mestre Clarinda Santos, intitulada «O Académico Ambicioso: D António Álvares da Cunha e o aparecimento das Academias em Portugal». Concluída em 27.05.2013. Orienta a Dissertação de Doutoramento em Literatura Portuguesa da Mestre Rosa María Sánchez Sánchez, intitulada «Literatura e espiritualidade em contexto feminino. A livraria do convento das Carmelitas Descalças de Sto. Alberto (séculos XVII – XVIII)». Em curso. Orientou a Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa da Licª Clarinda Santos, que consistiu na edição e estudo do cancioneiro incluído no Manuscrito 63 do Fundo Azevedo da Biblioteca Pública Municipal do Porto (datável do último quartel do século XVI). Concluída em 14.01.2009. Orientou 20 Dissertações de Mestrado sobre Ensino de Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (todas concluídas entre 2011 e 2015), entre as quais:a da Licª Catarina Gomes Monteiro Magalhães, com o título «Um lugar para o texto literário na aula de PLE», concluída em 9.11.2016;a da Licª Solange Imaginário Lima, com o título «Desenvolvimento da competência intercultural e literatura lusófona em aulas de PLE: relato de uma experiência em turmas de nível B», concluída em 15.12.2016;a da Licª Gabriela Pereira Tavares Sándor, com o título «A Literatura oral tradicional lusófona no ensino/aprendizagem do PLE», concluída em 26 .11.2015.

Outros

Membro do Conselho de Redacção da Via Spiritus. Revista de História da Espiritualidade e do Sentimento Religioso. Membro da Comissão Científica da colecção «Letras Portuguesas» da U. Porto Edições. Membro do Conselho de Redacção da Península. Revista de Estudos Ibéricos. Investigador do Instituto de Cultura Portuguesa da Faculdade de Letras do Porto. Investigador do Centro Interuniversitário de História da Espiritualidade da Universidade do Porto. Investigador do Instituto de Estudos Ibéricos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.