Ana Cristina Correia de Sousa

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Ana Cristina Correia de Sousa

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Professor auxiliar

Instituição: FLUP-Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Email: accsousa@letras.up.pt

Grupos de investigação

MPCI - Memória, Património, e Construção de Identidades

Grau académico

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2010

Grau: Doutoramento

Classificação: Aprovado com Distinção por Unanimidade

Instituição: FLUP-Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 1997

Grau: Mestrado

Classificação: Muito Bom

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 1992

Grau: Licenciatura

Classificação: 16

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Período: Novembro 2013 -

Posição: Professora Auxiliar

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

SOUSA, Ana Cristina Correia de - Tytolo da prata (...), do arame, estanho e ferro (...), latam cobre ecousas meudas... Objectos litúrgicos em Portugal (1478-1571). Doutoramento no Ramo de conhecimento em História da Arte Portuguesa. Porto: FLUP, 2010.

SOUSA, Ana Cristina Correia de - Ourivesaria Estampada e Lavrada. Uma técnica milenar numa oficina de Gondomar. Mestrado em História da Arte. Porto: FLUP, 1997.

Atividade científica

História da Arte - Iconografia e Cultura Visual, Épocas Medieval e Moderna. Arte dos Metais – ourivesaria tardo-medieval e moderna. Arte dos Metais - técnicas e formas – estudo das técnicas tradicionais a partir da produção atual. Arte dos metais – difusão de modelos e formas artísticas. Turismo – informação turística.

Projetos do CITCEM

Outros projetos

2005/2008 – Investigador do projeto “Artistas e Artífices do Norte de Portugal /séculos XII-XX)” – POCI/EAT/60952/2004. Fundação para a Ciência e Tecnologia. CEPESE /Universidade do Porto. Project Leader: Natália Marinho Ferreira-Alves. Financiamento obtido: 56000,00 euros. http://www.cepese.pt/portal/pt/investigacao/projectos/tt-concluidos/artistas-e-artifices-do-norte-de-portugal-seculos-xii-xx 1999/2000 – Projeto “Ourivesaria popular do Noroeste de Portugal”. PL – Project Leader. Comissariado da Exposição, coordenação científica, investigação e conteúdos do documentário e livro. Projeto desenvolvido pelo CRAT e co-financiado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e PRONORTE – Programa Operacional do Norte. Área de investigação: levantamento das técnicas tradicionais do ouro e da prata nos concelhos de Gondomar e Póvoa de Lanhoso. Financiamento total: 5.613.000$00. Outros: 2000 /2005 –Sócia-Gerente da Empresa “Calcorrear. Empresa de Assessoria Turística e Divulgação Cultural, Ldª”. Projeto financiado pela ANJE (Diário da República, III série, nº 265, 13 setembro 2000, p.39 – http://www.dre.pt/pdfgratis3s/2000/11/2000D265S001,pdf). Missão: Prestação de serviços a entidades públicas e privadas, no âmbito da assessoria turística e/ou divulgação cultural. Idealização, preparação e promoção de eventos nas áreas do turismo e da cultura. Conceção, produção e comercialização de trabalhos impressos e videogravados no âmbito da divulgação turística e cultural. Financiamento total: 20.000.000$00

Publicações do CITCEM

ROSAS, Lúcia; SOUSA, Ana Cristina; BARREIRA, Hugo (org.) — «Genius loci: lugares e significados: breves reflexões | Genius loci: places and meanings: short reflections». Porto: CITCEM, 2016

Outras publicações

Artigos em revistas internacionais (com revisão por pares):

SOUSA, Ana Cristina, “The image of the Immaculata as Patroness of Portugal and a motif in traditional jewellery pendants” in Ikon. Journal of Iconographic Studies, Rijeka, vol. 10, 2017, pp. 275-288.

Ramires, A., Brandão, F., & Sousa, A. C., “Motivation-based cluster analysis of international tourists visiting a World Heritage City: The case of Porto, Portugal” in Journal of Destination Marketing & Management. In Press, Corrected Proof, Available online 5 January 2017. DOI: 10.1016/j.jdmm.2016.12.001 (ISI, Scopus)

SOUSA, Ana Cristina, “The power of the Blessed Sacrament: the iconography of the hosts in the 15th and 16th centuries” in  De Arte: Revista de Historia del Arte, Universidad de León, vol. 15, 2016, p. 63-77.

SOUSA, Ana Cristina, “In the name of the Lord: the affirmation of the Cult of the Blessed Sacrament and the liturgical objects in the late medieval period in Portugal” in Splendor. Artes suntuarias en la Edad Media Hispánica, número especial de Anales de Historia del Arte. Coordinadores, Francisco de Asís GARCÍA GARCÍA, Laura RODRÍGUEZ PEINADO, Pilar MARTÍNEZ TABOADA (eds.), vol. 24, 2014, pp. 543-558. ISSN 0214-6452.

http://revistas.ucm.es/index.php/ANHA/issue/current

ROSAS, Lúcia Maria; SOUSA, Ana Cristina, “La iconografia de San Bartolomé en el sepulcro de D. Pedro I (Monasterio de Alcobaça, Portugal)” in Revista de Iconografia Medieval, vol. VI, nº 12, 2014, pp. 81-104.

Artigos em revistas nacionais:

SOUSA, Ana Cristina, “A “obra romana” na ourivesaria portuguesa do século XVI. O inventário da Prata do Convento de Palmela de 1555” in População e Sociedade. A Matriz Italiana na Arte Luso-Brasileira. Porto: CEPESE /Edições Afrontamento, nº 19, 2011, pp. 10-26.

Capítulos de livros:

SOUSA, Ana Cristina, “A presença dos metais nos altares dos séculos XV e XVI: uma leitura a partir da iconografia da “Missa de São Gregório” in Coord. Juan Haroldo RODAS ESTRADA, Nuria SALAZAR SIMARRO, Jesús PANIAGUA PÉREZ, El tesoro del lugar florido. Estudios sobre la plata ibero-americana. Siglos XVI-XIX. León: Ed. El Forastero, 2017, pp. 109-135. [com revisão por pares]

SOUSA, Ana Cristina, “O claustro do Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção de Tabosa: uma arquitectura “senza tempo” in SEBASTIAN, Luís e RESENDE, Nuno, Cister no Douro. S/l: DCRN, 2015, pp. 94-103.

SOUSA, Ana Cristina, “O coro do Mosteiro de Santa Maria de Arouca: uma leitura iconográfica” in SEBASTIAN, Luís e RESENDE, Nuno, Cister no Douro. S/l: DCRN 2015, pp. 112-125.

RESENDE, Nuno; SOUSA, Ana Cristina, “São Sebastião e Santo Antão: duas pinturas revisitadas” in SEBASTIAN, Luís e RESENDE, Nuno, Cister no Douro. S/l: DCRN, 2015, pp. 72-79.

SOUSA, Ana Cristina, “O “Tesouro” da Igreja de Valverde (Alfândega-da-Fé, Portugal). Relações transfronteiriças no universo da prata” in Coord. Gonçalo de Vasconcelos e SOUSA, Nuria SALAZAR SIMARRO, Jesús PANIAGUA PÉREZ, Áurea quersoneso: estudios sobre la plata ibero-americana. Siglos XVI-XIX. León, 2014, pp. 109-135.

Livros:

SOUSA, Ana Cristina, Metamorfoses do ouro e da prata. A Ourivesaria Tradicional no Noroeste de Portugal. S/l: Centro Regional de Artes Tradicionais, 2000.

CUNHA, Arlindo de Magalhães Ribeiro (coord. científica); MACHADO, João Paulo e SOUSA, Ana Cristina (Investigação e redação História /História da Arte), Caminhos Portugueses de Peregrinação a Santiago. Itinerários Portugueses. Porto: CRAT / Xunta da Galícia, 1995.

Comunicações publicadas em Actas de Encontros Científicos:

SOUSA, Ana Cristina, “Prateiros portugueses na Galiza de Quinhentos: a dinastia dos Cedeira”, in Actas do III Colóquio Português de Ourivesaria. Porto: CIONP – Escola das Artes da UCP, 2012, pp. 157-172.

SOUSA, Ana Cristina, “O tesouro medieval da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal. Uma herança preservada” in A Misericórdia e as Misericórdias no Mundo de Expressão Portuguesa, coord. Natália Marinho FERREIRA-ALVES. Porto: CEPESE, 2011, pp. 47-62.

Experiência de orientação

Doutoramento: Estudante: Gabriela Benner Estudio comparativo del desarrollo de la imagen dual del judío en el arte medieval y moderna en la Península Ibérica. Siglos XIII-XVI. Curso: Doutoramento em História da Arte Portuguesa, FLUP Papel: Orientador Em curso: entrega em 2018. Mestrado: Estudante: Sara Patrícia Almeida da Rocha Arte pela Fé: uma viagem iconográfica na Sé do Porto. Curso: Mestrado em História da Arte Portuguesa, FLUP Papel: Orientador Concluído com 19 valores. Entrega Final dos Documentos em 11-NOV-2016 (Defesa: 11-NOV-2016)  Estudante: Ricardo Rascão de Sousa Canelas “Spem in Alium. Estudo da coleção de cruzes de metal do Museu Nacional Soares dos Reis", Estágio no Museu Nacional Soares dos Reis. Curso: Mestrado em História da Arte Portuguesa, FLUP Papel: Orientador Concluído com 15 valores. Entrega Final dos Documentos em 07-NOV-2016 (Defesa: 07-NOV-2016)  Estudante: Ana Rita Pontes dos Santos “(In)Visibilidade na representação da Árvore dos Agostinhos da Igreja de São João Novo (Porto) – Uma leitura artística e iconográfica dos dois painéis do século XVII”  Curso: Mestrado em História da Arte Portuguesa, FLUP Papel: orientador Concluído com 19 valores. Entrega Final dos Documentos em 11-NOV-2016 (Defesa: 11-NOV-2016)  Estudante: Carlos de Sousa Teixeira de Brito As remessas de ouro do Brasil durante o século XVIII. A sua utilização na talha dourada portuense. Curso: Mestrado em História da Arte Portuguesa, FLUP Papel: CO-ORIENTADOR Concluído em 01-DEZ-2015 (Defesa: 09-NOV-2015) Estudante: Inês Filipa Marques Bandeira As obras em reserva do MNSR: comunicação e inclusão   Curso: Mestrado em História da Arte Portuguesa  Papel: orientador Em curso. Estudante: Rafael Ferreira Costa  Arte religiosa franciscana luso-brasileira. A sacristia do convento de São Francisco de Olinda  Curso: Mestrado em História da Arte Portuguesa  Papel: orientador Em curso. Estudante: Joana Isabel Oliveira Morais de Almeida  Uma viagem pelo Douro Superior. Guia turístico do património cultural.  Curso: Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual  Papel: coorientador Em curso.

Prémios e distinções

Prémio das “Artes Decorativas Dr. Vasco Valente” – Edição 2016, com a obra "Tytolo da prata (…), do arame, estanho e ferro (…), latam cobre e cousas meudas…". Objectos litúrgicos em Portugal (1478-1571)" em ex aqueo com a Doutora Maria Adelina Nogueira Valente, com “Matrizes inglesas no mobiliário português da segunda metade do século XVIII.

Outros

Funções de “peer review”: Membro permanente do Conselho de Referees da Revista Turismo & Desenvolvimento, Revista Científica do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, publicado semestralmente desde 2004 (Indexada no Latindex, DIALNET, EBSCO, GetCited, CIRET, Google Scholar, CIRC (Clasificación Integrada de Revistas Científicas) e IndexCopernicus International). “Peer review” “Revista Medievalismo”. Revista de la Sociedad Española de Estudios Medievales, nº 26 (2016). ISSN electrónico: 1989-8312 - ISSN impreso: 1131-8155. “Peer review” do V Congresso Internacional de Cidades Criativas, Porto, FLUP, 25 janeiro 2017 a 27 janeiro 2017, CITCEM. “Peer review” do Congresso Genius Loci: lugares e significados. CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória , Porto Organização de Encontros Científicos: Membro da Comissão organizadora e científica do Congresso Genius Loci: lugares e significados. Faculdade de Letras do Porto, 20 a 22 de Abril 2016, CITCEM-DCTP. Membro da Comissão científica e “peer review” das Conferências Internacionais INVTUR 2014 e 2017. Universidade de Aveiro, 7-10 Maio 2014 e 17-19 maio 2017, respetivamente. Membro da Comissão Organizadora e Científica dos I Encontros Internacionais de Fotografia – O Corpo Urbano /I Encounters of Photography – The Urban Body, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 15 e 16 Abril 2015, DCTP – FLUP. Organização e coordenação do Colóquio Internacional “Turismo e valorização do Património”, Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto, 9 junho 201. Organização: ISAG e Câmara Municipal do Porto. Transferência de conhecimento: Workshop de Estudos Medievais, GIHM, Grupo Informal de História Medieval, FLUP 5ª ed., 5 de Abril 2013 – comentario do texto: “Opus lemovicense. Esmaltes de Limoges em Portugal na época medieval” da autoria de Ana Paula Machado; 7ª ed., 24 de Abril 2015 - comentário do texto: “La iconografía del primero de los Cuatro Jinetes del Apocalipsis de Juan: fuentes, tipología y significado, desde la Edad Media hasta el Renacimiento”, de Manuel Aneiros Loureiro. 9ª ed., 7 de abril de 2017 – comentário do texto: “Reflexiones acerca de las animálias de la puerta del Reloj de la Catedral de Toledo”, da autoria de Adriana Gallardo Luque. Workshop “Ourivesaria tradicional. Materiais, técnicas e formas” destinado a Guias Intérpretes Nacionais. 19 fevereiro 2016, Auditório Caves Calem e visita a uma oficina de Jovim (Gondomar) de filigrana. No âmbito do programa de mobilidade Erasmus+, lecionação dos temas: Com Lúcia Rosas, lecionação dos temas: “Sepulcros de la família real en Portugal – siglos XIV y XV” e “Sepulcros de D. Pedro y D. Inés de Castro (c. 1360-1367). Monasterio de Alcobaça”, nas aulas da Professora Francesca Español Bertran, Faculdat de Geografia i historia, Universidad de Barcelona, 6-9 Março 2017. Conferência “La iconografía de la Misa de S. Gregorio y su proyección en la Arte del Nuevo Mundo”, 27 de outubro 2016. Faculdad de Geografia de la Universidad de Sevilla, no âmbito do Ciclo de especialización investigadora Encuentros Internacionales, organizado pelo Master Universitario en Patrimonio artístico andaluz y su proyección Iberoamericana. Lecionação do tema “Vasco Fernandes (Grão Vasco) y Josefa de Óbidos. Pintura portuguesa de la Época Moderna”, na UC “Arte en Portugal y su projección en Ultramar”, orientada pela Professora Mercedes Férnandez -  licenciatura de História da Arte, Faculdad de Geografia y Historia, Universidad de Sevilla. Lecionação do tema - Objetos litúrgicos de metales no nobles (siglos XV-XVI) en los Museos portugueses. Estudios de Caso: 1- Casa Museo Guerra Junqueiro del Porto; 2- Museo Nacional Soares dos Reis (Porto), na aula de Museografía y museología da Professora Irene GONZÁLEZ HERNANDO, Universidad Complutense de Madrid, 5-6 Maio 2015. Produção de material pedagógico (publicado) SOUSA, Ana de; CUNHA, Mário; GOMES, Teresa, Gentes na História 7. Manual de História do 3º Ciclo do Ensino Básico. Porto: Areal Editores, 2012. [Manual do aluno e Livro do professor; Avaliação; Planificações. Planos de Aula; Caderno de Atividades; Projeto pedagógico [CD-ROM interativo]. Membro de júris Entre 1997 e 2005 – Membro do Júri de Exames para a obtenção da Carteira Profissional de Guia Intérprete Nacional. Representante de História /História da Arte. ISAG e Escola de Hotelaria do Porto.