PROPOSTAS

VIII ENCONTRO CITCEM
Em tempos de Guerra...
Porto, FLUP, 20 a 22 de novembro 2019

Prosseguindo a sua vocação transdisciplinar, e procurando articular CIÊNCIA e SOCIEDADE, o CITCEM elege para o seu VIII Encontro o tema “Em tempos de Guerra…”. O objetivo é o de promover um debate científico alargado sobre a forma como contextos de guerra e de risco eminente interferem na produção de conhecimento, na produção de ciência, bem como na gestão e preservação (ou aniquilamento) de memórias e de patrimónios.

Partindo da triangulação entre IDEOLOGIA, POLÍTICA e CIÊNCIA, o VIII Encontro CITCEM abre portas para um debate transversal, no TEMPO e no ESPAÇO, acerca do impacto da guerra em todas as áreas de produção e circulação de conhecimento, de informação e de cultura visual, literária e científica.

O tema suscita reflexões sobre um número quase infinito infinito de tópicos de análise e pra a participação de especialistas nas mais variadas áreas, desde as Ciências Sociais e Humanas, as Artes e as disciplinas aplicadas ou as ligadas à genética ou às ciências da vida.

Entre os eixos temáticos passíveis de ser abordados incluem-se:

  • Patrimónios em risco/ iconoclasmo/ resiliência/ reabilitação constituem áreas passiveis de exploração. Aqui cabe analisar não só as destruições decorrentes diretamente de atos de duerra, mas também a criação e/ou apropriação de patrimónios no contexto de regimes totalitários e o seu percurso posterior.
  • Produção artística e cultural. Aqui destacam-se as purgas, os "autos-de-fé", nas universidades alemãs,  por exemplo, a revolução cultural de Mao e, sobretudo, o furto de obras de arte no contexto de guerra, como ocorre com as Invasões Napoleónicas e a Segunda Guerra Mundial. Aqui se incluem também formas de "eugenia artística" inerente ao conceito de Arte Degenerada (Entartete "Kunst") Nazi, que destituía o estatuto de arte às produções dos "inimigos do Estado", alimentando redes de mercado de arte ou a sua destruição após mostras pedagógicas que informavam o público dos seus "perigos".
  • Produção cultural e artística ao serviço de ideologias hegemónicas e/ou ditatoriais ou com elas relacionadas. Vejam-se as imagens de propaganda em contexto de guerra; os documentários, cartoons e filmes de ficção de propaganda política ou de guerra; os documentários pedagógicos; os documentários sobre o Holocausto; etc. Aqui se incluem também  perspetivas à margem do discurso oficial, com filmes pacifistas como J'Accuse de Abel Gance (1919) ou a série de gravuras Desastres da Guerra de Goya. 
  • Tecnologias digitais como meio de preservação, monitorização e gestão de patrimónios, e em territórios não acessíveis por problemas de instabilidade e insegurança.
  • Trabalho de campo, incluindo no âmbito da Arqueologia, Antropologia. As reportagens de guerra e a prática do jornalismo em tempos de guerra são áreas de reflexão de elevada pertinência, dada as suas incidências nas condições reais do exercício de funções inerentes
  • Produção de memórias históricas ou ativação de formas de damnatio memoria. Manipulações ideológicas que conduziram a, ou induziram atos de guerra, bem como a forma como as narrativas históricas são condicionadas em ordem a promover, combater, ou condicionar processos envolvidos em intuitos ou campanhas de guerra. Ideologia, nacionalismo e totalitarismo são eixos interconexos neste debate.
  • Representações da guerra na literatura; imagens da guerra e dos seus efeitos; literatura de propaganda e de resistência; conceitos de guerra e de guerreiro em distintos contextos socioculturais.
  • Práticas de religiosidade e formas de crença. Circuitos de peregrinação em tempos e contextos de guerra. Tolerância e intolerância religiosa. A religião como propulsora de atos e campanhas de guerra.
  • Justiça, direito e ética. A atuação e intervenção de tribunais internacionais em casos de  crimes contra a humanidade ou contra o meio ambiente. Os processos de reconhecimento da amnistia e de perdão. As experiências históricas de testemunhos
  • Economias de guerra. Área passível de contemplar, tanto as soluções inerentes às «economias de guerra» propriamente ditas, incluindo os complexos industriais-militares, como o saber viver em tempos de guerra através, por exemplo, de formas de economia informal, doméstica e familiar.
  • Urbanismo e formas de organização do espaço e do território. O uso do Urbanismo como forma de representação de poderes hegemónicos (ex.: Welthauptstadt Germania) ou a conceção de um “urbanismo subterrâneo”, de sobrevivência (vejam-se os bunkers, testemunhos ainda hoje persistentes testemunhos em cidades cosmopolitas atuais), as trincheiras, os túneis Vinh Moc (Vietnam).
  • Ciências aplicadas, engenharia civil, engenharia eletrónica e de computadores, indústrias químicas, indústrias de armamento, imagiologia, tecnologias de comunicação e de vigilância, relacionados com serviços de inteligência são também áreas passíveis de exploração.
  • Produção científica na área da Genética, da Medicina, da Psiquiatria, da Antropometria, da Biologia e da Epidemologia.
  • Produção científica e conflitos armados. A guerra atómica e a guerra biológica. Respostas para monitorização e ação sobre os impactos das geurras sobre a biodiversidade e os sistemas de gestão ambiental (agente laranja, Hiroshima, Nagazaki, ...).


Comissão Científica:

- Amélia Polónia
- Armando Malheiro
- Gaspar Martins Pereira
- Hugo Barreira
- John Greenfield
- Lúcia Rosas
- Luís Alberto Alves
- Luís Fardilha
- Mário Barroca
- Moritz Epple
- Norberta Amorim
- Vasco Ribeiro


Comissão Organizadora

- Amélia Polónia
- Andreia Arezes
- Ângela Campos
- Carla Sequeira
- Elisa Noronha
- Flávio Miranda
- Francisco Mangas
- Joana Sequeira
- Maria João Pinho
- Paula Mendes


Secretariado:

- Marlene Cruz (CITCEM/FLUP)
- Vanessa Sousa (CITCEM/FLUP)


Línguas oficiais:

Português, Inglês, Francês e Espanhol.


Datas importantes:

30 de junho de 2019

Data limite para o envio de propostas de comunicação
(máx. 500 palavras, com a indicação da respetiva área temática)
e CV (máx. 200 palavras).

15 de setembro de 2019
Divulgação dos resultados da seleção de comunicações.

30 de setembro de 2019
Divulgação de Programa Preliminar.


30 de setembro de 2019
Data limite para a inscrição.


Taxas de inscrição*

Membros do CITCEM
- Palestrantes e assistentes – GRATUITO;
- Assistência com jantar incluído – 40€;
- Palestrantes com jantar incluído – 40€;

Palestrantes e assistentes:
- Palestrantes – 120€;
- Palestrantes com jantar incluído – 160€;
- Assistência a sessões – 120€;

Estudantes:
- Com documentação – 10€;
- Com jantar incluído – 40€;

*Não inclui viagem e alojamento.


Contactos:

E-mail: citcem@letras.up.pt
Telefone: 00351-22-6077177
Morada: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto PORTUGAL


 

CALL FOR PAPERS

8TH CITCEM CONFERENCE
In times of War...
Porto, FLUP, 20 - 22 November 2019

Aiming to pursue its transdisciplinary orientation and combine science and society, CITCEM has chosen the theme “In Times of War …” for its 8th Meeting. The purpose is to promote a broad scientific debate on how the contexts of war and immediate risk affect the production of knowledge, science, and the management and preservation (or destruction) of memories and heritage.

Based on a three-pronged approach to IDEOLOGY, POLITICS and SCIENCE, the 8th CITCEM Meeting opens up a cross-cutting debate, in TIME and in SPACE, on the impact of war in all areas of production and circulation of knowledge, information and visual, literary and scientific culture.

This theme raises comments on an almost endless number of topics for analysis and spurs the participation of experts from different disciplines, from Social and Human Sciences to Arts and applied disciplines, or those linked to genetics or life sciences.

Some of the thematic fields that can be addressed include:

  • Heritage at risk/ iconoclasm/ resilience/ rehabilitation are some of the areas that can be explored. The aim is to analyse not only the destruction deriving directly from acts of war, but also the creation and/or appropriation of heritage in the context of totalitarian regimes and their subsequent course.
  • Artistic and cultural production. We can highlight the purges, "autos-de-fé" (public penance or acts of faith), at German universities, for example, Mao’s cultural revolution and, in particular, the theft of works of art in times of war, as in the Napoleonic Invasions and the Second World War. Forms of the "influence of eugenics on art" inherent to the concept of Nazi Degenerate Art (Entartete "Kunst") can also be included herein, as it removed the status of art from the works produced by the "enemies of the State", supporting art market networks or their destruction after educational exhibitions designed to inform the public of its "dangers".
  • Cultural and artistic production at the service of hegemonic and/dictatorial ideologies, or related thereto. For example, visual propaganda in the context of war; documentaries, cartoons and fiction films on political propaganda or war; educational documentaries; documentaries on the Holocaust, etc. This also includes mindsets outside the official discourse, with pacifist films such as J'Accuse de Abel Gance (1919) or the series of prints entitled Disasters of War by Goya. 
  • Digital technologies as a means to preserve, monitor and manage heritage, also used in inaccessible territories due to instability and insecurity issues.
  • Field work, including work done in the field of Archaeology and Anthropology. War coverage and the exercise of journalism in times of war are very relevant areas of discussion, given their impact on the existing work conditions
  • Production of historical memories or the activation of forms of damnatio memoria. Ideological manipulations that led to or induced acts of war, and how historical narratives are programmed to promote, fight against or condition war intents or campaigns. Ideology, nationalism and totalitarianism are interrelated issues in this debate.
  • Representations of war in literature. Images of war and of its effects; propaganda and resistance literature; concepts of war and warrior in different sociocultural contexts.
  • Religious practices and forms of belief. Pilgrimage routes in times and contexts of war. Religious tolerance and intolerance. Religion as the driving force of war acts and campaigns.
  • Justice, law and ethics. The role and intervention of international courts in cases of crime against humanity or against the environment. The acknowledgment processes of amnesty and pardon. Historical experiences in testimonies.
  • Wartime economies. The focus here could be on the solutions inherent to actual “wartime economies” in a strict sense, including the complex industrial-military economies, or on the art of living in times of war through, for example, forms of informal, domestic and family economies.
  • Urban planning and forms of spatial and territorial organisation. The use of urban planning as a way of representing hegemonic powers (e.g., Welthauptstadt Germania) or the concept of an “underground urban planning”, of survival (for e.g., bunkers, perpetual examples still seen in current cosmopolitan cities), trenches, the Vinh Moc tunnels (Vietnam).
  • Applied sciences, civil engineering, electronic and computer engineering, chemical industries, arms industry, imaging, communication and surveillance technologies, related to intelligence services are also potential areas of investigation.
  • Scientific production in Genetics, Medicine, Psychiatry, Anthropometry, Biology and Epidemiology.
  • Scientific production and armed conflicts. The nuclear warfare and biological warfare. Avenues for monitoring and acting on the impacts of war on biodiversity and environmental management systems (Agent Orange, Hiroshima, Nagasaki, etc.).


Scientific Committee:


- Amélia Polónia
- Armando Malheiro
- Gaspar Martins Pereira
- Hugo Barreira
- John Greenfield
- Lúcia Rosas
- Luís Alberto Alves
- Luís Fardilha
- Mário Barroca
- Moritz Epple
- Norberta Amorim
- Vasco Ribeiro


Organizing Committee

- Amélia Polónia
- Andreia Arezes
- Ângela Campos
- Carla Sequeira
- Elisa Noronha
- Flávio Miranda
- Francisco Mangas
- Joana Sequeira
- Maria João Pinho
- Paula Mendes


Secretariat:

- Marlene Cruz (CITCEM/FLUP)
- Vanessa Sousa (CITCEM/FLUP)


Official languages:

Portuguese, English, French and Spanish.


Important deadlines:

30 June 2019

Deadline for abstract submission
(max. 500 words; with indication of the respective subject area), with CV (max. 200 words).

15 September 2019
Submission results.

30 September 2019
Preliminary programme.

30 September 2019
Registration deadline.


Registration fees*

CITCEM members
- Speakers ana Attendants – FREE;
- Attendance including dinner - 40€;
- Speakers including dinner - 40€;

Speakers and attendance:
- Speakers – 120€;
- Attendance including dinner - 160€;
- Attendance – 120€;

Students:
- Including documentation – 10€;
- Including dinner – 40€;

*does not include travel and accommodation.


Contacts:

Email: citcem@letras.up.pt
Phone: 00351-22-6077177
Address: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto PORTUGAL







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